segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleição = Lixo

             A festa estava rolando na favela. As pessoas jogam santinhos pro alto, fazem churrasco, roda de samba, moto pra cima e pra baixo com bandeiras de candidatos fazendo boca de urna. A favela  é abandonada pelos candidatos e na época de eleição parece que todos eles convivem na favela. Eu sinceramente fico triste de ver tanta sujeira na cidade, então gravei um vídeo filmando meu trajeto pra votar e escanei a cara dos candidatos que me entregaram próximos ao lugar onde eu voto. 
             O que isso adianta? nada. Mas com certeza ignorar também não.


E por fim, o vídeo registrando a sujeirada que eu vi durante meu trajeto ate a Escola Municipal Cardeal Leme para votar. 


Panfletagem no dia da eleição não só crime por "boca de urna", mas de poluição.
Uso do papel de forma inconsciente, sem a menor responsabilidade. E como vimos no vídeo é puro desperdício.
É claro que a panfletagem é interessante, mas só quando ela tem a proposta de realmente informar, apresentar as propostas do candidato.
Como resolver: EDUCAÇÃO. 
Não aceitar o papel não resolve, porque de qualquer maneira quem esta panfletando vai querer se livrar de alguma forma e o fim é o mesmo, o lixo.
A cara dos responsáveis por essa porcalhada, vocês estão vendo ai, pelo menos uma minima parte deles.
O que me deixa mais triste é saber que as pessoas que estavam na sua estavam super felizes, mesmo a rua tando do jeito que estava, mesmo a favela continuando da mesma forma, mesmo sabendo que depois daquele dia de eleição tudo vai continuar na mesma. 
Elas se submetem a fazer boca de urna, ou seja, cometer um crime eleitoral e um crime ambiental.  E depois de um tempo, essas mesmas pessoas vão reclamar que "o politico é corrupto". 
Vão recamar do transporte, da educação, da segurança e saúde. 
Provavelmente, essas pessoas não vão nem lembrar em quem votou e ai depois vão voltar a fazer boca de urna e vota para o mesmo candidato. 
Quando você é criança isso parece muito legal, mas quando para pra pensar em questões como essa, me da profundo desgosto.
Será que seu voto é tão fácil assim de ganhar?
Será mesmo que vale a pena cometer um crime e votar em quem te isentiva pra fazer isso por uns 50,60 ou 70 reais? 
Enquanto não ficar claro que seu voto, sua conduta, seus valores morais, eles não tem preço, a política no Brasil vai continuar assim e as ruas, se tornaram apenas reflexo do que é em Brasília.





Agradecimento a Vinicius Franco, pela edição do vídeo e aos auxilio na publicação do vídeo no YouTube e por fim, ao incentivo.
E ao meu pai por esta com celular em mãos, sem isso seria impossível  pra gravar o vídeo.

Obrigada a todos, boa reflexão. 







2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!
    Ai!, dói mesmo, é triste essa realidade!
    A noite, aqui onde moro, o asfalto e as calçadas mudaram de cor, ganharam um tom branco e uns pontos coloridos! Eu não acreditei na quantidade de papel, era absurda!
    Parei para observar e a cara que mais vi foi, imagina?!?! E.P
    Indignação, revolta e raiva !
    O pior que nínguem tem consciência. As pessoas não conseguem enchergar, continuam vivendo numa boa, isso é o pior de tudo nas eleições!
    Um direito que foi conquistado ao longo de anos e com tanto esforço ser desperdiçado assim, ainda bem que os vitoriosos dessa conquista estão mortos seria muito desapontador ver uma luta dessa ter um fim desses.
    Uma coisa é certa, tem só uma proposta de E.P conseguiu fazer e vai aperfeiçoar ainda mais agora, OMITIR O DIREITO A EDUCAÇÃO DECENTE E ALIENAÇÂO ainda mais, por que essa é a única explicação para o que aconteceu nesse domingo!!!

    Mas o que fazer?
    Quando tempo mais devemos esperar para O Despertar Integral ?
    Como ensinar?
    São perguntas difícies e que eu não encontro respostas satisfatórias no momento.
    Enquanto pessoas como nós estamos pensando e refletindo o restante está nas festas e estão feliz e satisfeitos por que vão assistir aos jogos da copa pela TV daqui uns anos!

    Abaixo uma citação de um amigo, que vale registrar aqui:

    "Só um comentário referente à eleição de 2012 no Rio: Em Roma, na antiguidade, o imperador conclamou ao corpo aristrocrata que temia pela revolução do povo: " dê pão e circo a todos, que ficaram felizes e, esquecerâo as malfeitorias e injustiças que os atingem. " 64 % dos eleitores votaram na reeleição do Paes. O "pão" volta a ser distribuído em cada lar e, o circo continuará por mais 4 anos alienando-os." Gabriel Monteiro.


    É como já foi dito: " O pior analfabeto é o analfabeto políico!"
    :/

    ResponderExcluir
  2. vi vc comentando sobre esse post no face do bruno. Sinto muito raiva, ja falei com muitas pessoas, ate msm as que estavam panfletando para ter uma coenciencia. Mas nada adiantou. Sempre falam- Nada vai mudar msm, entao eu panfleto. Pelo menos ganho um dinheiro. (que lixo de pensamento). Serio sou super a favor de quem tem q votar so sao pessoas que tem ensino medio completo, ai sempre tem um para retrucar- entao menos da metade da populacao podera votar, isso nao e justo; entao vc acha justo essa farra da corrupcao sendo que quem elegeu esse povo e de escolaridade minima? QUE NAO ESTA NEM AI PRA SUA CIDADE, ja que tao na merda msm qualquer coisa e bom. Quer votar? entao vai ter q estudar. Epoca de eleicao e a epoca que me dar mais odio do povo brasileiro

    ResponderExcluir