sexta-feira, 18 de março de 2011

As borboletas de Salvador Dali

Segundo o wikipedia

Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento.
Pintor, desenhista, fotógrafo e escultor.

Ao estudar sobre Vanguarda Europeia e os movimentos; Futurismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo ... Surgiu o nome Salvador Dali.
E curiosa pela forma que a professora falava das suas obras, eu resolvi conhecer o seu trabalho.
"… Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade."
(Salvador Dalí)
Bem, levando em consideração a influência do renascimento observei nas obras de Dalí o simbolismo, Dentre outras obras temos os símbolos, o elefante, o relógio, o ovo que expressa a ideal pré- natal e intrauterina. Formigas remontam à morte, decadência, e o imenso desejo sexual; O caramujo relaciona-se com a cabeça humana. Garfanhoto é um símbolos de desperdicío e de medo. Então quis saber o significado das borboletas. Não achei nada que me desse certeza de que as borboletas de dali estavam ali pra essa intenção, mas achei a simbológia da borboleta, e encontrei isso:

A Borboleta simboliza a mudança... “O poder da borboleta é como o ar, é a habilidade de conhecer a mente e de mudá-la, é a arte da transformação”. As pessoas deveriam observá-las atentamente e, assim como elas, estar em algum dos seguintes estágios de actividade:
1. Estamos no primeiro estágio - quando a ideia nasce, mas ainda não é uma realidade, é o estágio do ovo, o ponto de criação de uma ideia;

2. O segundo estágio - da larva, surge quando temos que tomar uma decisão;

3. O terceiro estágio - do casulo, é o desenvolvimento do projecto, é fazer para realizar;
4. E o estágio final - a transformação, é deixar o casulo e voar, é a realização!


A principal mensagem simbólica da Borboleta é: Criar, transformar, mudar e ter coragem de aceitar!


O Surrealismo foi inciado no periodo entre guerras, suas origens são mais próxima do expressionismo e da sondagem de mundo interior em busca do homem primitivo, da liberação do inconsciente, da valorização do sonho.
Pronto, cheguei então na minha conclusão final, que pode esta errada, mas faz total sentido..
As borboletas simbolizam essa transformação do homem e como a beleza de uma borboleta nos mostra sua suavidade e sensibilidade vejo como a beleza interior, e como diz no texto acima "a transformação, é deixar o casulo e voar, é a realização" ai nessa parte encaixa perfeitamente com a questão da valorização do sonho.
Agora eu vou deixar vocês apreciarem um pouco dessa obra. Espero que gostem!










(Post a ser editado novamente) 

13 comentários:

  1. Gostaria de saber qual é o nome da primeira obra postada neste post. Estou procurando em todos os sites e não encontro o nome, será que pode me ajudar. Meu e-mail é renatinhadeluca@yahoo.com.br
    Obrigada,


    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome não lembro mas é do artista Vladimir Kush e não do Salvador Dalí

      Excluir
  2. Oi Thaya gostei muito do seu texto principalmente o tema de sua escolha, particularmente tinha pouco conhecimento sobre o surrealismo mas depois de conhecer um pouco virei um admiradora!
    Gosto de saber que tem jovens que tmb gostem de arte.
    se Vale de alguma coisa meu muito parabens
    Continui fazendo esse belissimo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Renata, procurei loucamente o nome de varias das obras das borboletas: que também não tive muito sucesso,essa foi uma das que eu não achei. :s
    Essa obras são muito misteriosas, cheguei a essa conclusão, tudo de pesquisa sobre elas é vago ou não tem nada.

    E Obrigada Flavia, fiquei super feliz com seu comentario! (;

    ResponderExcluir
  4. mas dessas pinturas, acho que somente a segunda e a terceira são do dali. as outras são de um pintor russo (assinatura VK) chamado Vladimir Kush http://vladimirkush.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana A 1°,2 ° e ultima são de Dali. sim! (:

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. o primeiro quadro nao é de dali, é do vladimir kush, e se chama "fauna in la mancha".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisei sobre a obra, enfim não é de Dali mais é incrivel, escreverei sobre ela, Obrigada! (:

      Excluir
  7. URGENTE QUAL É O NOME DA ULTIMA OBRA?

    ResponderExcluir
  8. ultimamente estou fascinado com as obras de Dali. e influenciou muito nos meus desenhos e telas..faço um mist de pop art e surrealismo

    ResponderExcluir